Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma condição comum que afeta mãos e punhos, causando dor, dormência e formigamento. Ela ocorre quando o nervo mediano, que vai do antebraço até a mão, é comprimido ao passar por uma estrutura estreita no punho chamada de túnel do carpo. Essa compressão pode afetar a qualidade de vida, limitando movimentos e atividades do dia a dia.

Principais Sintomas

  • Formigamento ou dormência – Principalmente no polegar, indicador, dedo médio e em parte do anelar. A sensação é semelhante a um choque e costuma ser mais intensa durante a noite.

  • Dor – Pode ser sentida no punho e na mão, com possibilidade de irradiar para o antebraço.

  • Fraqueza – Dificuldade para segurar objetos, abotoar uma camisa ou realizar movimentos de pinça.

  • Sensação de inchaço – Mesmo que não haja um inchaço visível, os dedos podem parecer inchados e pouco ágeis.

Quando procurar um ortopedista?

Se a dor ou o formigamento não melhoram com o repouso, persistem por várias semanas e começam a atrapalhar suas atividades diárias ou o seu sono, é fundamental procurar uma avaliação médica. A perda de força na mão ou a dificuldade constante em segurar objetos também são sinais de alerta de que você precisa de um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Conclusão

O tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo varia de acordo com a gravidade dos sintomas. Casos mais leves podem ser tratados com o uso de talas para imobilizar o punho, fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios ou infiltrações. Em situações onde não há melhora com as abordagens conservadoras, ou em casos mais avançados, a cirurgia para aliviar a pressão sobre o nervo pode ser indicada.

AGENDE UMA CONSULTA COM O
DR. RODRIGO PIRES